visaodeicarai

Esportes

Craque da Copa de 78 garante :
Seleção com grupo unido é sempre favorita

Búfalo Gil revela que tensão mantém todos acordados na concentração

Publique
seu anuncio aqui
para ser sempre visto
nesta coluna

   Quem passou na tarde desta quinta feira pela Praia de Icaraí e viu um senhor grisalho conversando em um dos traileres do calçadão, não imaginou que ele viveu a mesma tensão que os jogadores da nossa Seleção estão vivendo antes deste jogo contra a Bélgica.

   A Copa que ele disputou foi na Argentina e há exatos 40 anos. Estamos falando do ponta direita Gil, revelado pelo Fluminense na década de 70, e que em pouco tempo se tornou um dos destaques da " Máquina Tricolor ".

Manchete Fotografia

    Aproveitando os lançamentos espetaculares do craque Rivelino, ele era autor de uma jogada que virou o terror dos adversários e o levou a Seleção Brasileira e a Copa do Mundo da Argentina.

- O Riva lançava e eu dominava.Entrada em diagonal na área.Driblava um , dois zagueiros( com muita velocidade , daí o apelido ) e mandava uma bomba.Muitas vezes entravam nas redes, se lembra com saudade.

   Da Seleção Brasileira, do técnico Claudio Coutinho, ele se recorda de uma semelhança apresentada por Tite.

- O Coutinho fazia um estilo paizão também. Como o Tite é hoje com  os seus jogadores.

   Para Gil este espírito de união, pode ser chavão mas é fundamental para o sucesso da nossa Seleção." O grupo está unido.Se fechou. Se continuar assim, somos favoritos."

   Ao contrário de muita gente, Gil gostou da vitória da Bélgica sobre o Japão.Para ele os japoneses, por serem sempre franco favoritos são mais perigosos.

- A Bélgica tem uns cinco jogadores bons, mas são previsíveis.Basta não vacilar.O Kevin de Bruyne é diferenciado. O goleiro deles é muito bom.Mas acredito que os nossos são melhores.

    Gil revelou que em vésperas de jogos decisivos assim , os jogadores nem dormem com tanta tensão.

- Imagina voce saber que está um país inteiro esperando por uma vitória. Ainda mais na noite que antecede umas quartas de final.

Manchete Fotografia
    Gil, ao lado do goleiro Leão

   Gil passou por isso e disse que hoje a tabela de uma Copa é diferente. As semifinais por exemplo eram disputadas por dois grupos de 3 Seleções. Era um triangular nas semifinais.

- Se não tivessem anulado um gol do Zico contra a Argentina , a gente que ia se classificar.Mas fomos derrotados no saldo de gols e a Argentina acabou sendo campeã.

   Aos 67 anos , este mineiro de Nova Lima ,com passagens como treinador  por vários clubes do Brasil e do exterior, sonha com a conquista do título da Seleção , até para reaquecer o mercado para o profissional brasileiro no exterior.

- Se colocar no mercado hoje em dia está muito difícil. Os clubes preferem apostar em nomes que estão surgindo por serem mais baratos. Além disso a categoria é muito desunida. É um querendo derrubar o outro.

    Gil admira o trabalho de Tite , mas acha que o sistema tático dele apesar de bem aplicado ,  é simples." É um 4-3-3 com todo mundo voltando pra marcar quando é atacado ".

      Se fosse treinador desta Seleção , Gil daria mais liberdade para Neymar, para ele ficar ainda mais solto.

 - Neymar tem potencial para se apresentar com mais ofensividade por ambos os lados. Do meio ele sempre muda para a esquerda e quase nunca é acionado ou cria pela direita.

    William que a princípio , na teoria, joga na posição que Gil, atuou em 78, vem agradando ao ex craque do Fluminense , Botafogo, Cruzeiro, Coríntians, Farense de Portugal e Real Murcia da Espanha ,entre outros.

- William foi muito bem na última partida, mas ainda pode produzir mais. Ele lembra a forma como eu atacava em diagonal - se recorda Gil.

    Nesta sexta feira, Gilberto Alves e a esposa Rose vão se reunir com amigos, na casa onde moram na Região Oceânica de Niterói, para assistirem ao jogo contra a Bélgica , comendo um churrasco e tomando um chopinho. " Tem dado sorte.Vamos manter a tradição".

    Para quem não sabe, Gil marcou 12 gols nos 40 jogos que disputou pela Seleção. Venceu 28 vezes, empatou 10 e perdeu só 2 partidas.Mas ele não gosta de se prender ao passado.Prefere o presente e o futuro.

- Se o Brasil passar pela Bélgica, pode vir Uruguai, França. ..que não vai ter pra ninguém.Esse hexa ninguém tira da gente.

   Tomara Gil. Um ex- jogador vitorioso,um técnico antenado e  que como, apenas torcedor, só nao gosta de arriscar placar.
" Coisas de Gilberto Alves " ou melhor, de Búfalo Gil.