visaodeicarai

Política

Setembro negro: perdas e surpresas antecedem eleições

Em Niterói, no bairro de Icaraí, o eleitor está cauteloso

Publique
seu anuncio aqui
para ser sempre visto
nesta coluna

    As eleições para os cargos de Deputado Estadual, Federal,Senador, Governador e Presidente da República dominam as redes socias, invadem as televisões e estão nas ruas de todo país.

Manchete Fotografia

    O que ninguém podia esperar era um atentado a faca contra um candidato a Presidência. Uma ação que passou a dominar as conversas sobre as eleições, empatando com outro assunto muito discutido : o direito ou não de Lula disputar as eleições no dia 7 de outubro.


    Nas ruas de todas as cidades as campanhas estão a pleno vapor.As novas regras impostas pelo TRE impedem, entre outras coisas, propagandas nos postes de iluminação e comícios em altofalantes em horários e locais inconvenientes.O eleitor aprovou.

- Graças a Deus não precisamos ficar ouvindo promessas pelas ruas e depois não mudar nada , opina Angela Carvalho , designer de jóias de 46 anos, moradora da rua Presidente Backer, em Icaraí.

    E como em todas eleições existem eleitores com todos os tipos de perfis. Tem os céticos, os super politizados e os  muito entusiasmados como o caso da eleitora niteroiense, Regina Verde, moradora da Região Oceânica da cidade.

Manchete Fotografia

Ela tem panfletado sentada em uma cadeira de rodas.

- Meu partido não tem nada a ver com meu nome. Meu voto é pelo que penso do candidato e espero muito do meu futuro Deputado Estadual.

    O certo que este setembro que começou com grandes perdas para a cultura do país como o incêndio do Museu Histórico Nacional e as mortes da atriz Beatriz Segall e do jurista Helio Jaguaribe, ainda não viveu nem metade do processo eleitoral.

    As preocupações com a eficácia e transparência das urnas eletrônicas, cederam espaço para um utensílio doméstico transformado numa perigosa arma, colocando em risco toda valiosa democracia.

- A violência que a população sofre no dia a dia, chegou até a eles, os políticos. O atentado mostrou pra eles mesmos como estamos mal no item segurança pública. - -- comentou o estudante de Historia da UFF, Miguel Sarno , de 22 anos e morador de Icaraí.

    Deste início das campanhas até agora,  já se pode tirar algumas lições. Uma delas é que os eleitores devem continuar prestando muita atenção nos políticos para não errarem na hora do voto. E eles, mais ainda nos eleitores. Na verdade, por enquanto, só existe uma certeza : todo cuidado vai ser pouco.