visaodeicarai

Política

Indefinição no domingo de Eleição, termina com a vitória de Lula

Icaraí se dividiu entre o vermelho e o verde e amarelo

Publique
seu anuncio aqui
para ser sempre visto
nesta coluna

   O clássico da MPB " Com que roupa ? "  sucesso dos anos 30, de Noel Rosa, nunca esteve tão adequado em Icaraí, como nos dias atuais. Durante toda campanha os eleitores de Bolsonaro se apropriaram  do verde e amarelo para demonstrar nas  ruas, a predileção pela candidatura do atual Presidente da República. Neste domingo de segundo turno não foi diferente.

Manchete Fotografia

    Taxado de cor de comunistas e de cubanos, o vermelho, sempre foi símbolo do PT de Lula. Mas com tantas críticas, quem resistiu ao apoio ao líder  do Partido dos Trabalhadores, passou a tentar disassociar a cor ao candidato. Só que hoje não teve jeito. "  A cor pode pela comunicação visual, incentivar um eleitor que esteja te reparando e convence-lo na hora de votar.Temos que usar sim " , opinou Flavio Juarez, 25 anos, de camiseta branca e bermuda vermelha.

Manchete Fotografia

     Este morador do Condomínio Sol e Mar, da Moreira Cesar, preferiu não  se identificar,  mas conferiu o look no espelho da decoração da entrada social, antes de  cumprir sua obrigação cívica logo cedo. Mesmo que o voto não fosse secreto, ele não precisaria falar em quem ia  votar.

   Mas aqui em Icaraí, bairro nobre da cidade, com um dos maiores índices de renda per capita do país -  a média mensal das famílias é de 8.700,00 reais - existe o eleitorado discreto. Que evita cores indicativas do voto. Este comportamento pode ser notado em  encontros como no tradicional  café  da manhã na Atlântica., padaria famosa no local pela variedade de opções. 

Manchete Fotografia
    
      E todos sabiam que podiam comer sem pressa. Quem mora por aqui se acustumou com os lugares de votação como esta Escola Pública, de uma travessa da Joaquim Távora,  sempre vazios e tranquilos.

Manchete Fotografia

     E o programa foi meio óbvio. Depois da votação, o melhor foi voltar pra casa e começar a acompanhar as notícias do dia decisivo, pela televisão. A expectativa  aumentou depois das 17 horas. Foi uma disputa voto a voto, e o resultado acabou agradando a 50,90 % dos 124 milhões, 251 mil e 247 eleitores.
Ficando Lula com 60 milhões, 344 mil e 802 mil votos. Contra 58 milhões, 205 mil e 521 votos de Bolsonaro. 

E foi com muita empolgação que os eleitores de Lula, em Niterói, comemoraram a vitória. Não se via nem a cor verde e nem a amarela. 

Manchete Fotografia

A rua Miguel de Frias, em Icaraí, foi fechada para o trânsito e tomada por bandeiras com estrelas vermelhas e muita alegria. 
O Trio Elétrico só parou para transmitir ao vivo o primeiro pronunciamento do Presidente Eleito. 

Manchete Fotografia

A euforia entrou pela madrugada. Agora é  aguardar 1 de janeiro e esperar por um Brasil melhor.