visaodeicarai

Segurança

Serviço do CISP para combate a violência funciona ainda de forma deficiente

Das 382 câmeras instaladas menos de 100 estão sendo utilizadas

Publique
seu anuncio aqui
para ser sempre visto
nesta coluna

O serviço do CISP - Centro Integrado de Segurança Pública , criado pela atual Prefeitura Municipal de Niterói há 1 ano e meio, em um moderno prédio localizado em Piratinga, para combater principalmente a violência na cidade, com um orçamento de R$ 25 milhões, está funcionando de forma insuficiente. Das 382 câmeras instaladas pelos pontos cruciais nos bairros , menos de 100 estão sendo utilizadas.

O sistema ainda não conta com uma rede suficiente para conectar as câmeras. A Eco-Sistemas instalou alguns pontos de sinal de rádio , ampliando um pouco a capacidade de conexão , mas mesmo assim o compartilhamento não é o correto e se mantem ineficiente. A empresa que faz a manutenção da rede não seguiu critérios técnicos e o ideal seria separar as redes que atendem a outros órgãos públicos, da criada para monitorar as imagens pela cidade .

O sistema previa na Praia de Icaraí por exemplo ,a instalação de dez câmeras ,sendo duas delas móveis ,capazes de girar 360 graus para flagrantes de delitos. O equipamento foi instalado , mas nenhuma funciona atualmente. As que foram colocadas no Centro , também não operam. A Prefeitura ,através do Secretario de Ordem Pública , Gilson Chagas ,no cargo desde o ano passado , culpa a rede de fibra ótica ,mas garante que vai restabelecer o sinal.

Até que o sistema funcione a contento , resta ao morador de Niterói , a central de atendimentos para ser socorrido nos casos de emergência utilizando o ramal 153 para falar de acidentes de transito , alagamentos,roubos , queimadas , atentados , salvamento de animais , bloqueios de ruas e estradas e etc...O serviço também criado pelo CISP , está disponível 24 horas ,e é feito por agentes da Guarda Municipal,da Defesa Civil, da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Para o vice diretor do Cisp , Nilson Cunha ,o 153 está servindo também para ajudar a aliviar os pedidos de atendimentos pelo 193, dos Bombeiros e o 190 , para os casos policiais.E como o Cisp tem sempre um policial de plantão , as viaturas podem ser acionadas na hora.

O funcionamento é simples e bem prático.A pessoa liga , expõe o assunto , os guardas observam as câmeras da região solicitada e enviam uma equipe.O serviço conta ainda com mais um reforço para facilitar e agilizar ainda mais o atendimento da população: todos podem utilizar o numero 98099-2160 ,que recebe mensagens via WhatsApp.