visaodeicarai

Esportes

Tricampeão Roberto aponta o camisa 9 ideal para a Seleção

Um dos heróis da Copa de 70, falou com exclusividade ao RDI

Publique
seu anuncio aqui
para ser sempre visto
nesta coluna

          A Revista de Icaraí também  está  no clima da Copa do Mundo e deu o ponta pé  inicial na cobertura que fará paralela ao evento, entrevistando um dos filhos ilustres de Niterói. É  o ex jogador de futebol,dos anos 60 e 70, o centroavante Roberto, da Seleção Brasileira, ex Botafogo, Flamengo e  Coríntians.

Manchete Fotografia

Manchete Fotografia

Manchete Fotografia 
     Hoje , aos 78 anos, o gonçalense, Roberto Lopes Miranda, tricampeão da Copa do Mundo no México, curte a nossa cidade  e principalmente, o bairro Icaraí, onde sempre morou " muito feliz ao lado dos 4 filhos e dos 4 netos ".

    De vez em quando é  chamado pelos amigos, para alguma confraternização, em torno do futebol, e está  atento ao esporte que o consagrou como um dos mais respeitados atacantes do nosso futebol.

     Apesar da ótima fase no Botafogo - onde jogou de 62 a 72, marcou 154 gols  em 351 jogos, e foi bicampeão carioca em 67 e 68  - Roberto foi convocado por Zagalo, mas ficou na reserva de Tostão na Seleção que trouxe o tricampeonato do  México. Entrou contra a Inglaterra no lugar do jogador mineiro e no de Jairzinho, seu parceiro no Botafogo,  contra o Peru.

   - São lembranças que não saiem da cabeça. Em época de Copa então, tudo volta com mais força ainda.

Manchete Fotografia

    Depois da Copa, Roberto se transferiu no ano seguinte para Flamengo.Ficou  só até 73 e em 11 jogos, fez 3 gols. Mesmo fora da melhor física, atraiu o interesse do Coríntians e se transferiu  para o clube paulista, onde em 76 , encerrou a carreira depois de 77 partidas,  21 gols e uma operação no joelho.

     Roberto ainda mantém as amizades dessa época. As vezes se reúne com os craques que " moram no Rio como: Jairzinho, Paulo Cesar Caju e o ex zagueiro Brito.  Os amigos paulistas também não foram esquecidos. " Acontecem umas reuniões por lá. Aí  vão o Ado( ex goleiro ),o Leão( também ex goleiro) e o Rivelino ". Ou seja, amigos tricampeões como ele.

Manchete Fotografia

     E.para essa Copa ? Roberto está  animado ?

- Sim. Os jogadores são bons, se classificaram com tranquilidade nas Eliminatórias, o que torna nossa Seleção, uma das favoritas.

  Mas Roberto faz uma pequena ressalva: 

- Eu gosto da equipe que até agora vem sendo  escalada. Tem um bom goleiro, uma defesa firme.. Atacantes bem ofensivos.É  uma Seleção ideal pra trazer a  Copa. Mas futebol é  futebol né? Tudo pode acontecer....

    Um dos maiores CAMISA 9 que o futebol brasileiro já teve, Roberto
 ( apelidado de Vendaval no auge da época dele), não entendeu a convocação de Martinelli (do Arsenal da Inglaterra ) no lugar que para  ele " como toda torcida do Flamengo ", deveria ser de Gabigol.

-  Olha  esse Martinelli  eu nunca vi jogar. Não sou ligado no futebol lá de fora. Mas o Gabigol é  aquele jogador que vem fazendo muitos gols, decidindo titulos e normalmente, não deveria ficar de fora. Mas vai entender né ? O Gabigol todo mundo conhece e sabe o que ele pode fazer.

   Ainda assim, para Roberto o camisa 9 ideal " é o loirinho que vem jogando ".

- Não  me recordo do nome( Richarlison)  dele agora. É  o que tem participado mais vezes com titular. Sempre faz gols. Tem sempre uma boa movimentação. A camisa 9 tem que continuar com ele. 

    Ao que tudo indica, para Roberto, o Pedro do Flamengo, deve ficar,como surpresa,  no banco de reservas. Exatamente como ele ficou há 52 anos atrás. Superstição ? Premonição? Não importa. Mas está Copa, está mesmo  com cara de ser nossa.