visaodeicarai

Comunidade

Niterói decide nas urnas se a Guarda Municipal deve andar armada ou não

Acompanhe onde votar Zonas e secções mudaram locais para o plebiscito opcional

Publique
seu anuncio aqui
para ser sempre visto
nesta coluna

Nenhum niteroiense esta obrigado a comparecer as urnas neste domingo. Mas quem votar estará definindo um assunto dos mais importantes , controversos e que vem causando discussões em todos os lugares da cidade.

Afinal a Guarda Municipal de Niterói deve andar armada ou não para enfrentar a violência e a criminalidade que assola a ex capital do estado , assim como a todo o país ?

- Precisamos estar preparados para nos defender - , opina um dos 597 guardas funcionarios concursados da Prefeitura , que é proibido de dar entrevistas e se identificar " para não influenciar a opinião da população ".

Na verdade todos os guardas querem passar a andar armados. Hoje eles utilizam apenas aquele revólver que dispara raios paralizantes em momentos que estão em risco contra um infrator.

Mas nem toda corporação está preparada. Dos quase 600 guardas municipais , apenas 32 se capacitaram em cursos de tiro e em testes psicotécnicos , realizados com psicólogos da Policia Federal.

Foram 374 horas de treinamento , distribuidas em três meses de aula.
E mesmo que o armamento dos guardas seja a opção preferida do cidadão niteroiense , a atuação deles será gradual , aos poucos , pelas cinco regionais de Niterói : Fonseca , Centro , Icaraí, Região Oceânica e Largo da Batalha.

As armas que poderão proteger o niteroiense da criminalidade, são pistolas 380 de fabricação nacional , que podem conforme as marcas e modelos , dispararem de 8 a 20 tiros .

Uma munição, que todos esperam , não seja desferida em nenhum horário e nem em nenhuma rua movimentada da cidade.

Se o armamento vai ser mais votado do que o não armamento , ninguem ainda sabe. Só o resultado das urnas vai dizer.

Mas o certo é que a terra de Arariboia , que já foi chamada de Cidade Sorriso , pode passar a se armar "até os dentes".

Veja os locais de votação: