visaodeicarai

Comunidade

Meio Ambiente agradece.Prefeitura investe milhões em ciclovias.

Ciclovias e ciclistas se espalham pelos bairros da cidade

Publique
seu anuncio aqui
para ser sempre visto
nesta coluna

      O fenômeno já  está nas ruas, aos olhos de quem quiser reparar. O uso de bicicletas em Niterói  simplesmente  quadriplicou. De acordo com os últimos dados divulgados pela Prefeitura ce Niterói.

    Em 2015, ou seja, há sete anos atrás, 1.084 ciclistas eram vistos utilizando a Avenida Roberto Silveira, ou para lazer, ou trabalho ou algum compromisso. 
Hoje, o número aumentou para 4.273 fazendo o mesmo trajeto. O publicitário Roni Sodré,  de 25 anos, prefere ir trabalhar em Botafogo, optando pelas barcas.

- Saio todo dia de manhã de Icaraí  e vou de bike  tranquilão ate o centro pedalando.Deixo ela no estacionamento e pego na volta.

Manchete Fotografia

   Tambem em 2015, " apenas " 880 pessoas desfilaram boa forma e consciência ambiental pela Amaral Peixoto. Hoje, já  são 3.099 niteroienses passando pela Avenida principal do Centro da cidade.

   Todo esta popularidade e adesão ao veículo - quase obrigatório em todos os países desenvolvidos - pelo menos em Niterói,  tem uma explicação bem simples. A Prefeitura fez investimentos na expansão da malha cicloviaria, que atualmente possui 65 km de ciclovias,ciclovias e ciclorotas.

    Isso sem falar na implantação de paracíclos e do Bicicletário Araribóia, totalmente gratuito. E de vários projetos em andamento como Ciclovias Parque Lagoa de Itaipu, além de novas ciclovias na região oceânica e zona norte. Lá o projeto inicial é para Alameda São Boaventura.

    Mas estar antenado, com consciência  ecológica e ambiental sai caro para os cofres públicos  da cidade. O investimento para a Ciclovia Parque da Lagoa de Itaipu está  orçado em 5 milhões,  869 mil e 907 reais.
Para as novas ciclovias projetadas para Camboinhas, Itaipu, Itacoatiara e Piratinjnga, também não serão  poupados recursos e a previsão é de um custo de 4 milhões ,258 mil e171 reais.

Manchete Fotografia

     Segundo o Diretor da Coordenadoria Niterói de Bicicletas, Filipe Simões, " a cidade vai ultrapassar 120 quilômetros de ciclovias até 2024 ". Atualmente a malha cicloviária não passa de 65 kms, e já comtempla os adeptos que moram ou transitam pelo Centro, São Lourenço, Fonseca, São Domingos, Boa Viagem, Gragoatá, Ingá. São Francisco, Charitas, Cafubá, Piratininga, Engenho do Mato, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara.

     E pra terminar uma boa notícia para quem quer aderir a nova ordem mundial.
A Prefeitura está planejando um aumento de 113% do número de vagas, para serem ocupadas por mais 400 bicicletas,  compartilhadas pela população. Pelo " andar da carruagem " ( de duas rodas e guidon ) a utilização de carros e ônibus pela cidade, em breve vai fazer parte apenas, de lembranças do passado.