visaodeicarai

Comunidade

Falta de poda nas árvores de Icaraí infestam o bairro de saguis

Eles invadem os prédios e levam perigo aos moradores

Publique
seu anuncio aqui
para ser sempre visto
nesta coluna

As árvores que deixam o bairro mais bonito , o ar mais puro e se tornam a morada de inúmeros miquinhos , integram a maior lista de reclamação da Secretaria Regional de Icarai.

O motivo ? E a falta de poda , que acaba levando os "visitantes ", para dentro dos prédios e dos condomínios do bairro.

Na rua Lopes Trovão, o prédio de número 112,teve seu playground invadido por 2 famílias de saguis originárias de florestas virgens da Serra da Titioca , área de preservação ambiental, localizada na Região Oceânica de Niterói.

Segundo o ambientalista José Mauro Soller eles vem literalmente de galho em galho, de fiação em fiação , até chegarem a Icaraí e a outros bairros da cidade.

- O ideal é a população não ficar alimentando eles aleatoriamente. Podem deixá-los ou viciados nos lugares indevidos , como nos fios e em caixas de luz ou irritados quando demoram a saciar a fome deles.

Ameli Campos , de 21 anos , mora na Otávio Carneiro e um dia estava esperando uma amiga descer, pra irem juntas a praia , quando resolveu tirar da bolsa , uma manga para chupar. Quase teve uma parte do rosto mordida pelo mico.

- Quando coloquei a manga na boca , só vi os dentinhos afiados disputando o pedaço comigo. Na hora não vi da onde ele surgiu.
Depois o porteiro me falou que os galhos da árvore que fica em frente ao meu prédio estão cheios de saguis.

Se a Secretaria de Parques e Jardins da Prefeitura tivesse atendido aos pedidos de poda da síndica Carmem Amendola de Souza, o fato não teria acontecido.

- Antes disso acontecer , uns dois dias antes reclamei com a funcionária da Parques e Jardins sobre o perigo e até mesmo o incômodo de estar toda hora se deparando com miquinhos que invadem a área comum dos prédios . Mas a fila para se conseguir a poda, pode durar de 6 meses a 1 ano.

Seu Jucarmo Augusto da Silva , de 71 anos ,há 26 na Secretaria, responsável pela poda das arvores, disse que desde de 2010 chovem reclamação de invasão dos miquinhos e de pedidos de poda.

- Mas a demanda é grande demais. Eles estão se proliferando . Não estamos dando conta de cortar tantas árvores e não é tão simples assim. Requer uma coordenação integrada com outras Secretarias como a de Trânsito, por exemplo.

Com isso , se tornou comum em Icaraí, olhar para cima , e notar que os postes de iluminação e telefone e as árvores estão cheios de visitantes até engracadinhos , bonitinhos aparentemente , mas indesejáveis e perigosos na realidade.