visaodeicarai

Comunidade

Morador de Icaraí reclama da falta de cinemas no bairro

Sétima arte só na Reitoria da UFF

Publique
seu anuncio aqui
para ser sempre visto
nesta coluna

Nas décadas de 70 e 80 , Niterói tinha em torno de vinte cinemas.Era um programa garantido nos finais de semana , da zona sul a zona norte da cidade.

No Fonseca, o destaque era o Alameda. No Centro da cidade , contava -se com o Central , o Odeon e até o decadente Rio Branco.

Em Icaraí , o morador orgulhava -se de contar com a sala mais nobre. Era o Cinema Icarai , uma construção do estilo art decór , do século XX , do período entre as décadas de 39 e 40.

Com lotação para 811 pessoas , o Cinema, localizado entre as ruas Alvarez de Azevedo e Miguel de Frias , de frente para o mar , viveu sua época áurea durante três décadas e nem mesmo a chegada do Cinema 1 e suas populares sessões de meia noite e o Windsor tiraram o brilho e o glamour do Icaraí.

- Era uma diversão clássica , que depois se completava com uma boa pizza na Gruta de Capri ou no Beer Strand , lembra com saudade , a professora Maria Isabel Santiago , 76 anos , moradora do bairro desde criança.


Mas no final dos anos 90 , o Cinema Icaraí fechou suas portas e hoje é tombado como um Patrimônio Cultural de Niterói.

Várias possibilidades de reabertura, como a integração a Faculdade de Cinema da Uff e até uma remodelação total , onde passaria a funcionar dentro de um shooping, já foram especuladas.

O certo é que hoje o morador de um dos bairros mais chiques de Niterói , que paga um dos IPTUs mais caros do país , só conta com uma sala de cinema para se divertir perto de casa : é a do Centro de Artes da UFF localizado dentro do Complexo da Reitoria.

Quem quiser mais opções tem que se deslocar para o Centro e ir no PlazaShooping ou se dirigir para São Domingos , onde o Reserva Cultural de Niterói disponibiliza 5 salas para os admiradores da Sétima Arte.

No prédio , que faz parte do Caminho Niemeyer , encontra-se cafeterias , bombonieres e outras opções gastronômicas. Além de livrarias e espaço para festas e eventos e um estacionamento com 1.800 metros quadrados.


O casal de namorados , Lara Smell e Bruno Rangel , moram na Moreira Cesar , em Icaraí e já foram no Reserva " umas dez vezes " mas não gostaram muito não.

- As salas são confortáveis , o estacionamento é grande , mas para entrar tem uma burocracia desnecessária pra quem quer apenas ir ao cinema. Ao invés de facilitar , os seguranças complicam os acessos. É como se estivessemos visitando mais um monumento do Niemeyer e não indo só ao cinema.

Gostando ou não , eles e outros cinéfilos que moram em Icaraí vão ter que continuar indo a outros bairros de Niterói ou do Rio, para assistirem aos filmes favoritos. Aqui , cinema virou sinônimo de saudade.