visaodeicarai

Comunidade

Niterói intensifica combate ao Aedes Aegypti

Drones sobrevoarão areas de difícil acesso

Publique
seu anuncio aqui
para ser sempre visto
nesta coluna


A vida do mosquito Aedes Aegypti transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zica pode estar com os dias contados na zona sul de Niterói. Pelo menos de alguma parcela deles. Esta e a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde.

Manchete Fotografia

   O motivo de tanto otimismo são os drones cedidos pela Defesa Civil e pela Secretaria do Meio Ambiente que serão utilizados para melhor identificação de focos na cidade.

Manchete Fotografia

  Com a localização dos focos feita pelos drones , o trabalho dos Agentes de Saúde será facilitado , porque eles não vão precisar sair em equipes procurando focos.O próprio equipamento é quem dará a direção correta a seguir.

Outro ponto importante é a possibilidade de se monitorar queimadas e encostas.O equipamento cedido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente servirá também para auxiliar em grandes ocorrências, que necessitem de visualização rápida e aos grupos de resgate.

Manchete Fotografia

  A expectativa é que os drones dinamizem as ações da Vigilância Sanitária principalmente em locais de difícil acesso ou em imóveis fechados.O equipamento vai poder detectar focos em caixas dagua, piscinas e calhas.

As imagens serão feitas por uma câmera de alta resolução e serão transmitidas por agentes treinados e orientados baseado nas normas da Agência Nacional de Aviação Civil.

A Secretaria Municipal de Saude, Maria Maria Celia Vasconcelos aposta no sucesso da nova tentativa de combater o mosquito, e ressalta que a agora o trabalho dos agentes de Saúde será eficaz em áreas de dificil acesso.

Em Icarai nao faltam locais para os drones filmarem. Terraços como deste sobrado ,na Alameda Joao Batista na descida pra rua Moreira Cesar ,apresentam verdadeiros criadouros a ceu aberto.Basta uma lona mal esticada ,chuva e sol para a proliferação começar.

Manchete Fotografia

        Casos suspeitos alarmam

Chikungunya - Com relação aos primeiros meses do ano passado, o número de casos suspeitos em Niterói  cresceu 264 %. Apresentando 905 casos.

Dengue - De janeiro a abril deste ano surgiram 835 casos suspeitos de dengue, contra 421 no mesmo período de 2017. Subindo portanto 98 % o número de casos em suspeição.