visaodeicarai

Comunidade

Rua Paulo Gustavo : novidades constantes em Icaraí

Onde tudo acontece no bairro

Publique
seu anuncio aqui
para ser sempre visto
nesta coluna

     A placa que homenageia um dos artistas niteroieneses mais celebrados pela classe e pela mídia, causa polêmica em Icaraí, desde que depois da morte do humorista e ator Paulo Gustavo, em maio do ano passado, ela definiria que a centenária Moreira Cesar sumiria do mapa de endereços do bairro.

Manchete Fotografia

   Mas a troca resistiu as criticas e permanece ! E já esta incorporada ao cotidiano da rua tão frenética , quanto o próprio artista vencido pela Covid. Na Moreira ou melhor na Paulo Gustavo, além das milhares de pessoas - entre moradores e frequentadores - que transitam de carro ou a pé; em bares, restaurantes,lojas e shoppings, o que se vê é  passado, presente e futuro convivendo em total harmonia. Este verão promete.

" Ninguém reclama do meu cimento sendo feito aqui na esquina. As pessoas são bem humoradas " repara o pedreiro Jefferson Dayvison dos Santos, 32 anos, e há vinte com a mão na massa.
Ele está trabalhando numa obra no inicio da Comendador Queirós, onde até poucas semanas era uma loja renomada de colchões. " Nem sei o que vai surgir aqui direito ", diz preocupado em divulgar antes do tempo.

Manchete Fotografia

     Se o segredo é  ainda uma estratégia, colocar um pouco de Minas Gerais em plena efervescência de um espaço que respira Rio de Janeiro, é  uma ousadia arriscada. Na " Cheirin Bão " inaugurada no início do mês, num local onde ano passado funcionava um Salão de Beleza, só  vende " delícias da vovó ".

Manchete Fotografia

    Mais de 2..000 pães de queijo já estão sendo consumidos por dia. A polenta com couve e linguicinha fina é  outra campeã de pedidos. Mas sempre tem alguém para reclamar. Como revela a fisioterapeuta Ellen Sodré, moradora da Moreira , desde que nasceu, há 26 anos.

- Trouxe uma amiga aqui depois do trabalho e ela pediu suco de açaí. A garçonete pensou que ela tivesse zoando e ficou de cara feia. E mandou  avisar que não era servida essa bebida na Cherin.Minha amiga falou que não volta mais.

    Na Paulo Gustavo é  assim. Em um ponto, uma novidade ainda sendo testada. Uma outra surgindo, logo atrás, e em poucos metros uma comemoração merecida, com direito a música e coquetel em plena calçada.

Manchete Fotografia

   Mas como não comemorar quase meio século  da Loura ? Uma das boutiques mais antigas do bairro ? A proprietária, D. Lucia Maria Rosa, uma loura legítima, octogenária, que deu nome a loja há  42 anos, hoje era, com certeza, a pessoa mais feliz de Icaraí, recebendo as clientes ao lado da filha Lília Rosa.

Manchete Fotografia

  Concentrado, o músico e Dj Vitor Moraes tocava sem parar, na porta da loja 15 anos mais velha do que ele. Mas apesar do volume, ele conseguiu não  chamar muita atenção.

Manchete Fotografia


E o motivo é  bem simples : na Moreira ou Paulo Gustavo, quem brilha é  a própria rua, que abriga tudo e todos. E  serve de cenário para a roda da vida girar.