visaodeicarai

Comunidade

São Judas Tadeu : dia de fé e comemorações em Icaraí

Santo das causas impossíveis reúne centenas de fiéis na Igreja do bairro

Publique
seu anuncio aqui
para ser sempre visto
nesta coluna

    As comemorações pelo dia de São Judas Tadeu já  viraram tradição em Icaraí. Localizada em frente a Praia, na esquina da Avenida Ary Parreiras, a Igreja do bairro mantém os festejos ao Santo, desde a inauguração em 1959.

Manchete Fotografia

    Mais de 20 barracas de comida, entre elas a do famoso pastel, estiveram a disposição dos fieis e moradores. Mesas foram colocadas ao ar livre para dar mais conforto aos que quisessem se alimentar e ajudar a Igreja. 

Manchete Fotografia

      Até um bazar de roupas oferecia opções baratas, para os católicos que gostam de renovar o closet, por um preço mais em conta. A dona de casa Marly Costa Ribeiro,52 anos, arrematou um vestido, uma bermuda e um par de sandálias. Animada ainda  brincou : " já fiz minhas compras de Natal ".
    

Manchete Fotografia

    A festividade  dura décadas. São 63 anos ininterruptos de amor, devoção e entrega ao Santo das causas difíceis, sem nunca deixar o dia 28 de outubro, passar esquecido.A assessora da Pastoral de Comunicação,  Louise Eyee esclareceu que na verdade, os preparativos religiosos começam mais cedo.

- No dia 18 deste mês sempre acontece a missa de entrega dos festejos a comunidade. É  a solenidade de " Dedicação da Igreja e Consagração do Altar ". Aí  a partir do dia 19, começa uma novena que só termina no dia 27.Ou seja na véspera.

   E as comemorações no grande dia começaram logo no início da manhã com a primeira missa as 7 horas. Depois veio a das 9, outra as 10:30; a benção dos carros ao meio dia; uma pausa para almoçar um angu a baiana; mais uma missa as 14 horas ; outra as 16 horas. Não faltaram rubro negros pedindo ajuda para o time ser campeão da Libertadores.


Manchete Fotografia

 Por fim, foi celebrada uma missa campal as 18:30, num palco montado do lado de fora, antes da saída  da Procissão Luminosa pelas ruas próximas. 

Manchete Fotografia

    Mas quem preferiu ficar dentro da Igreja, aguardando a volta da Procissão, talvez não tivesse notado uma impressionante  curiosidade : ao lado da imagem de São Judas Tadeu estava um fragmento mínimo do osso da perna  dele, preservado a mais de 2.000 anos, reconhecido pelo Vaticano.


Manchete Fotografia


 E se foi indisponíbilizado para videos e fotos, ele estava ali o tempo todo, visível a olhos nus e devotos. Era uma ínfima parte física de São Judas. Mas que deu ainda mais realidade, a um dia de muita fé.