visaodeicarai

Comunidade

Clima de vitória se espalha por Icaraí com a passeata de Lula

Refrão na boca do povo : " tá na hora do Jair, já ir embora..."

Publique
seu anuncio aqui
para ser sempre visto
nesta coluna

    Os artistas populares fizeram questão  de se engajar a manifestação desde cedo. O pintor de quadros,  Alexandre Frechette, 44 anos, foi um deles. No cavalete, claro, o " ídolo " Lula. " Estou pintando quadros dele há mais de um mês. São pedidos de amigos e familiares. Agora vai ".

Manchete Fotografia

   E foi assim, com fãs , admiradores e eleitores ansiosos por mudanças, que o  calçadão da Praia de Icaraí foi enchendo, deixando o mar preterido, apesar do sol escaldante e da temperatura em torno de 35 graus. 

  Essa senhora chamava atenção pela animação e pelo " manto " - segundo definição da própria - no ombro direito. É a militante Tânia Sales Cavalcanti, 67 anos, respirando politica desde que nasceu.
 - Sou prima em segundo grau de Tenório Cavalcanti. E desde sempre no PT. Lula vai ter  muito trabalho pela frente. De reconstrução. Saúde, Educação, Meio Ambiente.

Manchete Fotografia

   Uma boa opção antes do início da passeata era se divertir com o pagode de mesa instalado em meio aos bancos. Mas a partir das 11 horas já  não se podia mais fazer nada. Nem conversar, nem andar no calçadão. Mais de 4.000 pessoas - de acordo com a Polícia Militar - foram tomando a rua principal do bairro, atrás de um Trio Elétrico  cheio de políticos. O prefeito Axel Grael e o ex- Rodrigo Neves se destacavam entre eles.

Manchete Fotografia

  A música mais tocada foi na verdade um deboche ao candidato oponente. O refrão cantado por todos bem alto : " tá na hora do Jair, já ir embora..." era realmente contagiante. O cantor niteroiense Biafra, conhecido nacionalmente pelos sucessos nos anos 80, também marcou presença. Mas preferiu ficar calado o tempo todo. 

Manchete Fotografia

    Se o cantor não encontrou ânimo pra cantar, os ambulantes há muito tempo não tinham tanto entusiasmo para trabalhar. Neide Cristina, do Morro do Cavalão, era una delas. Vendia uma garrafinha de água mineral por 8,00 e uma lata de cerveja por 10,00 reais." Isso é inflação do Bolsonaro ", reclamava um militante encalorado e sedento.

Manchete Fotografia

   O certo é que a última manifestação política em Niterói, antes do segundo turno, feita pelos eleitores de Lula, no sábado seguinte a realizada pelos simpatizantes de Bolsonaro, ressaltaram o estado democrático em que vive a nação. Apesar da dicotomia e de algumas provocações, ambas transcorreram em paz. Agora, é hora de votar e ajudar a decidir. Para não reclamar depois.