visaodeicarai

Comunidade

Salgado " Italiano " pode virar Patrimônio Cultural em Niterói

A febre do comestível começou em Icaraí há mais de quatro décadas

Publique
seu anuncio aqui
para ser sempre visto
nesta coluna

  Quando em 1980 o comerciante português José  Correa de Araújo, de 70 anos, testou um  salgado, assando uma massa composta por farinha e água, e decidiu recheá-la com queijo e presunto, mal podia imaginar o sucesso que faria  e nem que 42 anos depois, o alimento poderia ganhar o título de Patrimônio Cultural Imaterial da cidade.

Manchete Fotografia

Manchete Fotografia

     O vereador Jhonatan dos Anjos, aprovou no início da semana o Projeto de Lei, em primeira discussão na Câmara Municipal. Assim que for aprovado em segunda discussão, o PL 124/2022 deverá ser sancionado pelo Prefeito Axel Grael e se tornar lei. E o vereador leva a questão muito a sério. 

- Ele envolve pertencimentos, bairrismo e acirrada rivalidades regionais, que disputam  a " paternidade do filho bonito ".
    Para explicar melhor, mais uma curiosidade.Os cariocas também se acham criadores e maiores consumidores do salgado. Mas eles o chamam de " joelho " e não  italiano.

- Mais que um mero bairrismo, a maneira de denominar as coisas, caracteriza e individualiza uma comunidade e a define. Aqui em Niterói todo mundo sabe : é  italiano. Portanto, os cariocas que nos perdoem, mas joelho é apenas uma parte do corpo humano.- brinca o Vereador.

Manchete Fotografia

   E a expectativa pela aprovação é  grande. Na lanchonete Húngara,  da Moreira Cesar com Osvaldo Cruz, em Icaraí, onde tudo começou, hoje são vendidos 800 italianos por dia. O tradicional é o de cebola. Ele é o campeão de popularidade.Mas quem gosta de variar de paladar, tem várias opções.

     Nas 8 lojas espalhadas pela cidade, também se encontra o de sabor de pizza, 4 queijos, calabresa e frango com catupiry. A clientela é  fiel. Marc Borges Pereira, tem 30 anos e frequenta a Húngara desde os 10 anos. 

- Estudava no Abel e ficava doido pra acabar a aula pra vir aqui comer o italiano.

Manchete Fotografia

   A história da ligação de Marc com o salgado, representa a de vários freguêses de faixas etárias diferentes. A decisão de virar Patrimônio Cultural será  dada pela Câmara. Mas já  conta com o apoio de todos. " Nunca pensei nisso. Mas acho merecido sim. A combinação é perfeita e é nossa." opina com entusiasmo.