visaodeicarai

Comunidade

Mega Projetos vão bloquear os
acessos do Centro a Icaraí

Mobilidade urbana ameaçada
com a retenção do tráfego

Publique
seu anuncio aqui
para ser sempre visto
nesta coluna

A efetivação de projetos de três grandes empreendimentos, em pontos estratégicos ,para a movimentação nos dois " corredores viários " no sentido de Icaraí, poderá gerar uma significativa retenção no tráfego do bairro e no seu entorno.


A abertura de uma nova pista não eliminará o funil no sentido da Roberto Silveira e da Miguel de Frias.
E a nova movimentação, a ser gerada , por edificações junto ao Forte do Gragoatá e no alto do Morro da Boa Viagem , implicará em muita dificuldade para o acesso a Avenida Litoranea.
- Vamos ficar sem poder nos deslocar. Acho um projeto arriscado, envolvendo trânsito de vários pontos , que tendem a dar um nó na zona sul da cidade, opina o analista de sistema , Victor Viana Lima , de 32 anos , morador da Praia de Icaraí.

A grande retenção que poderá ocorrer de imediato acontecerá junto ao Forte do Gragoatá, se for executado o projeto de um conjunto imobiliário, em área no alto do Morro, que pertence a UFF.

     Por acordo com uma empresa privada , o projeto usará 10 mil dos 60 mil m2 existentes. O fato foi denunciado pelo ex-Reitor da UFF, Roberto Salles mas o atual , Sidney Mello , considerou o acordo como benéfico para a universidade.


     Outro projeto ameaçador para a mobilidade urbana da cidade, inclui um grande empreendimento na área do aterro , usando o terreno do Campo do Forte e de parte do Clube de Regatas Gragoatá.


     Mas o " gargalo "mais temido é o que será provocado pela construção de um Shopping na Av.Marques do Paraná.O alargamento da via , previsto desde 1975 , apenas criará mais uma faixa de rolamento. 

    O empreendimento não terá vias de acesso nos fundos e nem nas laterais e agravará a movimentação na área, com acesso de carros e caminhões.


  " Vai ser um Deus nos acuda ", exagera Cristina Sodré, empresária de 39 anos , que planeja mudança da cidade , para se livrar do caos anunciado." Talvez seja melhor andar a pé ", sugere Marilda Pinheiro , funcionária pública de 41 anos , moradora do Centro.

Manchete Fotografia

    A Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal de Niterói , através de sua Assessoria de Imprensa não quiz se pronunciar sobre o assunto.Apenas informou que " no momento certo"  a população terá mais detalhes sobre os Mega Projetos para a cidade.