visaodeicarai

Negócios

Natal da crise: movimento fraco
nas ruas chiques de Icaraí

Rua Moreira César nem iluminação recebeu

Publique
seu anuncio aqui
para ser sempre visto
nesta coluna

Há menos de uma semana do Natal o movimento de compras na principal rua comercial de Icaraí está bastante fraco.

O sol forte, a temperatura de quase 40 graus durante as manhãs e tardes , e os assaltos durante a noite e o consequente fechamento das lojas mais cedo que em outros anos, poderiam ser boas desculpas , para o faturamento discreto na época preferida dos empresários e comerciantes.

Na verdade a grana anda curta pra todos. A frase surrada pelos quatro cantos do país, até pouco tempo seria impensável na boca dos moradores do bairro com um dos IPTUs mais caros do Brasil.

Mas a realidade exposta na calmaria da Moreira Cesar e em suas boutiques , é confirmada pelos lojistas. Yana Carvalho vem de São Gonçalo todos os dias para trabalhar na mais popular loja de departamentos do bairro , a Leader.

Está com medo de não cumprir metas determinadas pela gerência e deixar de faturar menos 40% do que imaginava.
- Não esperávamos um movimento tão reduzido. E quem compra , até no cartão, não gasta mais de 200 reais.

Se nas lojas populares os gastos são reduzidos , nas mais chiques e sofisticadas como a recém inaugurada Doce e Gabana, na Gavião Peixoto , o panorama não muda muito. " Aqui claro , o faturamento é maior porque as peças mais baratas custam 400 reais em media.Em compensação compramos tudo lá fora e sai tudo caro pra gente também ", reclama Dora Stell Blenge , gerente de estoque." Gente mesmo entrando na loja , se conta nos dedos ",completa meio desanimada.

A esperança está na chegada de turistas na cidade, para passar o réveillon no Rio e também no pagamento do décimo terceiro,que muitos ainda não receberam.

- As pessoas parecem que estão com medo da recessão econômica do país e não querem gastar. É torcer pra quem estiver chegando com dólar entrar no clima das compras de presentes pra dar uma animada no comércio de Icaraí , revela Ítalo Assis, vendedor da Reserva , marca carioca cara , cuja loja na Moreira Cesar , tem ficado vazia nestes dias.

Até a Prefeitura economizou na decoração das ruas. Nos últimos anos , milhares de luzes natalinas iluminaram o bairro desde os primeiros dias de dezembro.Neste , é cada lojista por sua conta enfeitando a frente de seu estabelecimento.

A época é de renovar o otimismo e pensar positivamente. Mas quem sempre ligou a data a consumo ou faturamento , neste ano, vai ter que refletir mais sobre o que , na verdade , representa o Natal.