visaodeicarai

Esportes

Adeus Edson Arantes do Nascimento

Rei Pelé vive !

Publique
seu anuncio aqui
para ser sempre visto
nesta coluna

         Depois de um funeral  que durou cinco dias, o brasileiro mais respeitado e reverenciado no mundo, Edson Arantes do Nascimento foi cremado nesta tarde, no Cemitério Vertical Memorial da Vila Belmiro.

     O corpo de Pelé foi velado desde ontem no Estádio da Vila Belmiro, de onde ele surgiu para se consagrar em todo planeta, com uma carreira gloriosa, iniciada em 56, no Santos com destaque para o tricampeonato mundial, em 57,na Suécia;  62, no Chile e em  70, no México

Manchete Fotografia

    O caixão levado com honraria de chefe de estado pelo Corpo de Bombeiros de Santos, percorreu todo balneário, com acompanhamento incessante, animado e emocionante por parte dos fãs e amigos.
O ponto alto do cortejo, que todos aguardavam, foi a passagem pela casa da mãe  dele, D. Celeste, com 100 anos.

Manchete Fotografia

   A única filha que toma conta dela, a Maria Lúcia, irmã de Pelé, na hora da passagem do caixão,  ficou na varanda da casa ao lado, junto de outros parentes e vizinhos. Depois, o caminhão  do Corpo de Bombeiros retornou a área  do Estadio da Vila Belmiro, e estacionou em frente ao Memorial. Dali o caixão foi levado para dentro do Crematório, finalizando assim, a despedida de Edson Arantes do Nascimento. Pelé  continua imortal nos registros de video, fotos, lembranças, na alma e no coração do povo brasileiro.

OBRIGADO PELÉ

         A data 29 de dezembro de 2022 dificilmente será esquecida pelos brasileiros e por todos aqueles que admiraram o Rei Pelé, desde a Copa de 58, na primeira conquista da nossa Seleção, na Suécia. Nosso filho mais ilustre, morreu com 82 anos, depois de 1 mes de internação, tentando se recuperar de um câncer  de colon, descoberto há 1 ano.

   O menino de 17 anos, revelado pelo Santos, da Vila Belmiro,  que assombrou o mundo, com um futebol de alta técnica, dribles memoráeis e gols antológicos, nascido na pacata Três Corações,  em 1940, se manteve desde então  como Rei do Futebol até  os dias de hoje.

Manchete Fotografia

   Levou o Brasil a mais duas Copas. Em 62, no Chile e 70, no México, e passou a transceder o esporte. Se tornou a personalidade mais conhecida e respeitada do mundo. Recebendo homenagens de Reis, Rainhas, Presidentes de inúmeros paises ou ate mesmo de simples súditos.

   Estar ao lado dele, era sentir uma energia diferente. Quem teve esse prazer, não  esquece. Até para quem é jornalista, que parece ser impedido de sentir emoções no ofício. Como repórter de TV, como fui em 32 anos de carreira , cheguei a convence- lo a manter uma anunciada coletiva na CBF e utilizei um pedido mais simples possivel para convence-lo : "  pô Pelé está todo mundo te esperando ".... O Rei olhou pra mim, jovem repórter, e aceitou : " voces sao f..." Solidariedade e simplicidade, que nunca vou esquecer.
    
   Pelé sai de cena no antipenúltimo dia de um ano, marcado por despedidas tão inesperadas quanto queridas.
Como resumir uma carreira de inúneros titulos e sucessos ? Isso fica para os arquivos disponíveis em sites de buscas.
Assim como detalhes de uma doença letal que o levou. Como o câncer do colon.

Manchete Fotografia

     Como esquecer os 1.000 gols e o alerta sobre o futuro das crianças desde 1969 ? Como não  lembrar da ida dele a despedida no Cosmos de Nova Iorque.?
O maior Atleta de todos os tempos está eternizado em filmes, documentários e sempre vai merecer uma declaração.
Do Presidente Eleito Lula ao cantor Roberto Carlos , passando por personalidades e anônimos de diversos paises - muitos fizeram questão de deixar algumas palavras sobre o Rei.

" O Brasil perdeu hoje seu filho mais ilustre "
(Iuri Duque 
Sociólogo e Professor)

" Eu vi Pelé  jogar ! Eu vi jogar não ! Eu vi Pelé dar show !"
(Lula
Presidente Eleito)

" Pelé era o Rei. Talvez o único brasileiro respeitado por todos os brasileiros. Exercia informalmente o papel dos monarcas modernos  que não governam mas representam a dignidade e a identidade de um povo "
(Fernando Incarnação
Economista e Engenheiro de Software)

" Um Rei não  morre.  Um Rei descansa "
(Gerson Canhotinha de ouro
Tricampeão e Comentarista)

" Pelé, obrigado. Descanse na paz de Cristo "
(Luiz Carlos Incarnação
Sociólogo e Professor)