visaodeicarai

Comunidade

Idosos correm perigo nas calçadas de Icarai

Prefeitura transfere a responsabilidade
para condomínios e comerciantes

Publique
seu anuncio aqui
para ser sempre visto
nesta coluna

         O jogo de empurra continua há décadas.Segundo cálculos do CPUAMRJ- Centro de Pesquisa de Urbanismo da Área Metropolitana do Rio de Janeiro, a cidade de Niterói tem o bairro, localizado na orla, com o maior número de calçadas desniveladas , esburacadas e perigosas para os transeuntes.

Manchete Fotografia

    E por incrivel que pareça , é o que tem um dos IPTUS mais caros do país. Se você pensou em Icaraí, acertou. No bairro mais charmoso da cidade , é onde as pessoas andam com menos segurança nas ruas.


   Além da criminalidade, os moradores convivem com outra dificuldade para exercer o direito de qualquer cidadão de ir e vir. No bairro , segundo a Ong Icaraí Praia Inclusiva , os idosos estão desaparecendo das ruas , devido ao estado das calçadas.

 A advogada aposentada Simone Vargas , de 73 anos , está andando de muletas, desde que levou um tombo no início do ano , na rua Lopes Trovão.
- Fizeram uma obra e deixaram um desnível sem reassentar.Colocaram pedras portuguesas coladas e quando voce anda só sente o desnivel , quando ja entortou o pé e caiu. Tive fratura exposta , coloquei parafuso e faço fisioterapia há 8 meses e nada de voltar a andar como antes.


    Como muitas pessoas que se acidentam pelas ruas do bairro , D. Simone foi a Prefeitura reclamar.Mas foi informada que a Secretaria de Obras não pode mexer nas calçadas sem pedido do condomínio ou comerciante que são " responsáveis " pela calçada da frente do imóvel. 

Manchete Fotografia

   O funcionário da Secretaria de Obras que não quiz se identificar, disse que por dia, chegam mais de 10 pessoas reclamando de acidentes nas calçadas de Icaraí e prometendo entrar na justiça.


O empresário Constantino Juarez da Silva , dono de uma sapataria famosa na rua Moreira Cesar , se mostra contrário a esta postura da Prefeitura.
- Isso só acontece aqui. Porque então quando queremos colocar uma planta decorativa na calçada , ou um banco, na frente da nossa loja, somos 
impedidos ? Aí os responsáveis pela calçada são eles e normalmente ou se paga uma taxa ou aguarda -se muita burocracia para se colocar em frente a sua loja , uma simples idéia pra atrair o consumidor.

  Enquanto o jogo de empurra permanece sem definição, sobre quem é o responsável pelos cuidados com a calçada , a população idosa de Icaraí continua ou sem poder sair ou correndo risco até de vida.Como diz o ditado , tem coisas que só acontecem em Niterói.